Exposição que resgata história da Justiça do Ceará será inaugurada 

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugura nesta sexta-feira (27/10) a exposição “Rememorando – Resgatando o acervo do nosso Memorial”. A iniciativa conduzirá o público a uma viagem pela memória da Justiça cearense com a exibição de parte do patrimônio histórico do Poder Judiciário estadual, que ficava exposto no Palácio da Justiça. A inauguração também irá destacar a marca de 100 dias para a celebração dos 150 anos do TJCE, que ocorrerá no dia 3 de fevereiro de 2024.

A exposição será dividida em quatro partes, que contarão um pouco sobre contexto e fatos históricos, estrutura física e personalidades que marcaram a memória do TJCE ao longo dos 150 anos de existência. Além disso, a exibição terá uma seção destinada exclusivamente ao jurista Clóvis Beviláqua, que redigiu o projeto do primeiro Código Civil brasileiro.

Entre o material que ficará exposto estão as bandeiras dos sete estados contemplados com Tribunais de Justiça pelo Decreto Imperial nº 2.342, em 1873, assinado por Dom Pedro II, sendo eles: Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Também serão apresentados objetos autênticos usados no passado, como uma urna, em liga metálica, utilizada para apuração de votações do Tribunal e a mobília do plenário do TJCE na década de 1930, quando sua composição consistia de apenas sete desembargadores.

A exposição exibirá ainda as maquetes das três primeiras sedes do Tribunal de Justiça do Ceará, entre os anos de 1874 e 1986. Os modelos foram cedidos pelo pesquisador e analista judiciário Francisco Roosevelt Marques Bezerra.

O curador da exposição, designer Fábio Frota, explicou que a intenção é “resgatar importantes elementos históricos do Judiciário cearense, contemplando diferentes fases e personalidades que marcaram a história do Ceará e do país”.

A exibição ficará situada no hall principal do Fórum Clóvis Beviláqua (Setor azul – nível 0) e estará disponível para visitação do público.

Ministro Silvio Almeida participa do Expo Favela Ceará no próximo sábado

Evento ocorre em Fortaleza nos dias 27 e 28 de outubro; profissionais de imprensa devem realizar credenciamento no site do evento

Em sua primeira edição no Ceará, o Expo Favelas Innovation vai contar com a participação do ministro Silvio Almeida entre as autoridades que prestigiarão o evento. Representando o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida participará do painel “Diversidade, equidade e igualdade nos espaços jurídicos”, que ocorre no próximo sábado (28), a partir das 14h15. O credenciamento de imprensa pode ser feito neste link.

Nos dias 27 e 28 de outubro, o Centro de Eventos de Ceará será palco para diversas oportunidades empresariais na maior feira de inovação e empreendedorismo de favelas. Com o objetivo de conectar empreendedores de periferias com empresários do asfalto, a edição cearense do Expo Favelas segue com inscrições abertas .

Estão entre as principais vantagens de participar da Expo Favela, a oferta de mentoria de negócios pré-evento, relacionamento com investidores, oportunidade de expor ideias ou negócio já consolidado para o público presente e convite para uma jornada de formação empreendedora pós-Expo Favela Innovation. A iniciativa é fruto da parceria entre a Central Única das Favelas e Favela Holding, com a realização da Infavela.

A Expo Favela Innovation é uma feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups da favela. A organizadora do evento é a Central Única das Favelas – CUFA A Central Única das Favelas (CUFA) é uma organização não governamental brasileira. Originalmente fundada em 1999 por jovens negros da favela Cidade de Deus, hoje está presente em todos os estados brasileiros e em outros países. O objetivo do evento é dar visibilidade às iniciativas de educação, cultura, espore e lazer promovidas nos espaços de periferia e, assim, promover um palco para este encontro com investidores que possam acelerar estes empreendimentos e gerar negócios, a partir das oportunidades que nascerão nos eventos.

Serviço:

Expo Favela Ceará – Painel “Diversidade, equidade e igualdade nos espaços jurídicos”

Data: 28 de outubro de 2023 (sábado)

Horário: 14h15

Local: Centro de Eventos do Ceará 

Endereço: Av. Washington Soares 999 Edson Queiroz – Fortaleza / Ce

HRVJ realiza primeira cirurgia oncológica da unidade; procedimento faz parte da interiorização do serviço no Estado

No mês em alusão ao Outubro Rosa, de cuidado e prevenção contra o câncer de mama, o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) gerido pelo Instituto de Saúde e gestão Hospitalar (ISGH), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou sua primeira cirurgia oncológica. A paciente atendida foi R. N. de S, de 66 anos, que passou por uma mastectomia unilateral radical.

O procedimento, que ocorreu na semana passada, foi conduzido pelos cirurgiões Sérgio Juaçaba e Reginaldo Ferreira, e pelo anestesista Renê Cavalcanti. A cirurgia foi bem sucedida e a paciente, que mora em Quixeramobim, retornou para casa no dia seguinte. A mastectomia radical consiste em um procedimento em que o cirurgião remove toda a mama, os linfonodos axilares e os músculos peitorais que se encontram atrás da glândula mamária.

O hospital está prestes a fazer um mês de atendimentos ambulatoriais de triagem e multidisciplinar do atendimento em oncologia. O novo atendimento, inaugurado no dia 27 de setembro, foi projetado para tratar todos os tipos de câncer da população das regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central. O serviço inclui oncologia clínica, ambulatorial, hospitalar, especializada, quimioterapia, hormonioterapia, entre outras. Também oferece exames laboratoriais e de imagem, nutrição especializada, além das cirurgias. 

O procedimento realizado no último dia 16 de outubro, conforme afirma Renê Cavalcanti, marca uma nova era para a região. “Atende o nosso objetivo, que é o de interiorização da oncologia no estado do Ceará”, ressalta. No mesmo dia da mastectomia, o HRVJ também realizou uma cirurgia de câncer de pele (ressecção de pele). 

Números no Brasil e no mundo

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.

As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Altas temperaturas: especialista dá dicas para cuidar do carro em dias muito quentes

Nos últimos meses, o Brasil tem registrado temperaturas acima da média e muitas preocupações surgem entre a população, e uma delas atinge os motoristas que precisam ficar atentos a possíveis danos no funcionamento dos seus veículos. As altas temperaturas podem não apenas afetar o conforto dos ocupantes, mas também colocar o veículo em risco de danos. 

“Em dias quentes, evite encher o tanque até a ‘boca’. Deixe espaço para a expansão do combustível devido ao calor. Essas precauções simples podem preservar seu carro e garantir uma condução segura durante o verão”, explica Antônio José Costa, assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE. 

De acordo com o profissional do Sindipostos, algumas simples dicas podem salvar e proteger o carro nos dias mais quentes.

1. Verifique o sistema de arrefecimento: certifique-se de que o sistema de arrefecimento do seu carro está em perfeito estado. O superaquecimento do motor é uma preocupação real em dias quentes, portanto, mantenha o nível do líquido de arrefecimento e verifique se não há vazamentos.

2. Pneus adequadamente inflados: as altas temperaturas podem aumentar a pressão dos pneus. Por isso, é necessário verificar regularmente a pressão dos pneus e mantê-los dentro dos limites recomendados pelo fabricante.

3. Proteção da pintura: o calor intenso e a exposição ao sol podem danificar a pintura do carro. Estacione na sombra sempre que possível e considere aplicar uma camada de cera protetora para evitar danos causados pelos raios solares.

4. Manutenção do sistema de ar condicionado: em dias quentes, o sistema de ar condicionado é essencial para o conforto dos ocupantes. Certifique-se de que está funcionando corretamente, verifique o nível do refrigerante e, se necessário, faça a manutenção adequada.

5. Inspeção do nível de óleo: verifique regularmente o nível de óleo e troque-o conforme as recomendações do fabricante.

“Recomendamos que os motoristas estejam atentos aos sinais de superaquecimento e verifiquem regularmente os níveis de fluidos e a pressão dos pneus. Além disso, em estações mais quentes, é fundamental abastecer em postos de sua confiança, garantindo a qualidade do combustível e o bom funcionamento do motor”, complementa Antônio José.

Lanlink participa do VMware Explore 2023 com executivos e grandes empresas do mercado de tecnologia em São Paulo 

Tendo o universo multi-cloud como destaque, a Lanlink participou, nos dias 18 e 19 de outubro, do VMware Explore SP 2023 realizado no Transamérica Expo – TEC em São Paulo. O evento internacional teve uma ampla programação de sessões, atividades e programas voltados para profissionais de tecnologia da informação, entre engenheiros, desenvolvedores, C-Level e executivos, com o objetivo de apresentar funcionalidades de nuvem que atendem às necessidades dos negócios com uma gestão de custo e operacional mais inteligente e ágil.

Para o diretor de BU Core Digital Platform da Lanlink, Thiago Farah, com a crescente evolução do mercado de tecnologia, é importante integrar eventos de alto nível como o VMWare, que antes só acontecia em outros países como Estados Unidos, Japão e Espanha, e agora acontece também no Brasil pelo segundo ano consecutivo. “Foram dois dias de evento com o mesmo nível de excelência dos encontros da VMware em outros países, tendo a participação das principais empresas do segmento como IBM, Oracle, Lenovo, Google, AWS, Microsoft, entre outros para apresentar as novidades e muitas informações nas sessões que aconteceram em paralelo. Então, vale destacar o aprofundamento técnico, o laboratório, a possibilidade de tirar dúvidas e o principal, que é o ecossistema da VMware, todo presente aqui no Brasil, reunindo fabricantes, clientes, parceiros e integradoras”, explica.  

Entre as Tracks e Trilhas de Conhecimento, os participantes tiveram acesso a informações sobre Infraestrutura em nuvem e de borda; Gerenciamento de nuvem e aplicativos modernos; Força de trabalho com modelo híbrido; e Rede e segurança.

Na ocasião, a Lanlink participou com stand presencial e acesso ao Meeting Center, o que possibilitou o networking com clientes e apresentação das soluções da empresa. Estiveram presentes os representantes da Lanlink da área comercial: Agnaldo Lima, Fernando Hiroyuki, Marina Akemi e Raphael Almeida. Além deles, também participaram: Adriano Menezes, Diogo Bacelar, Fabiano Pessanha, Thiago Farah e Vitor Rocha, BU Core Digital Platform. 

Sobre a Lanlink

A Lanlink, empresa cearense provedora de soluções em tecnologia da informação, completa em novembro 35 anos de atividade, mantendo o objetivo de contribuir com a competitividade e a satisfação de seus clientes. Conta com o apoio de mais de 1.000 colaboradores, tendo sido eleita pela 5ª vez uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará e a 6ª na categoria de grandes empresas pelo prêmio GPTW- Great Place to Work em 2022. Atua em todo território nacional com centenas de organizações públicas e privadas no desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Individualizado com ferramentas inovadoras e garantindo a segurança nos processos corporativos. 

Este ano, conquistou a certificação Azure Expert Managed Services Provider (MSP), o status mais cobiçado pelo ecossistema da Microsoft. Além disso, foi eleita pela publicação americana CIO Review entre os 10 mais promissores parceiros de soluções Microsoft da América Latina de 2023 (10 Most Promising Microsoft Solutions Providers in Latin America 2023).

Professor do Grupo AYO é medalhista no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu

Reconhecido como uma autoridade no ensino do Jiu-Jitsu em Fortaleza, o professor Guilherme Santos, que também exerce a função de 1º Sargento na Polícia Militar do Ceará, brilhou no último sábado, dia 14, ao conquistar o título do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu promovido pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). O evento de alto nível ocorreu na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro.

Guilherme competiu na categoria de faixa preta master 4 pesado, enfrentando na final o experiente lutador chileno Christian Valdes. Com maestria, ele assegurou a vitória por pontos, coroando-se campeão. Com uma carreira de 30 anos como instrutor, Guilherme compartilha suas habilidades e sabedoria com uma diversidade de alunos, independentemente de suas idades. “É um privilégio transmitir tudo o que aprendi na prática para meus alunos, e é também muito reconfortante contar com o apoio constante do Grupo AYO”, pontua. 

Além disso, Guilherme faz uso frequente das instalações da AYO Fitness Club para seus treinamentos, onde ele combina técnicas e treinamento de alta qualidade para obter resultados notáveis.

Além do título recente, Guilherme ostenta um impressionante currículo de conquistas no mundo do Jiu-Jitsu, incluindo o título Mundial pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), o bicampeonato Sul-Americano da IBJJF, o Pan-Americano pela CBJJE, o Brasileiro NOGI pela CBJJ, a Seletiva de Abu Dhabi pela AJP (Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro) e o Fortaleza International Open pela IBJJF.

SVM Insights lança projeto “Casa Concreta” na Casa Cor Ceará com o comando do especialista Paulo Angelim 

O Sistema Verdes Mares (SVM), maior grupo de comunicação do Nordeste, realizará uma edição do SVM Insights, evento que integra a comunidade de marketing e fomenta a troca de conhecimentos, no dia 26 de outubro (quinta-feira), às 19h, na Casa Cor Ceará, no espaço do Diário do Nordeste, “Morada & Gastronomia”. O destaque desta edição é o lançamento do projeto Casa Concreta, com a condução de Paulo Angelim, especialista renomado do setor de imóveis. 

O projeto apresentará conteúdos inicialmente em dois formatos, coluna e podcast no Diário do Nordeste, e chega como referência para estar atualizado sobre o mercado imobiliário, por meio de entrevistas, matérias e análises especializadas. As produções serão fontes para o público inspirar-se e ter acesso a orientações na busca do imóvel dos sonhos, aprender sobre leis e contratos, além de conhecer as melhores oportunidades de negócios do mercado imobiliário.  

Assim, o Casa Concreta é imperdível para todos que participam da cadeia do setor imobiliário, sejam clientes finais, fornecedores, prestadores de serviço, corretores e incorporadores. “O novo produto tem por objetivo deixar todos os players do setor informados sobre o que de mais novo e interessante está acontecendo nele, embora coloque em primeiro plano as necessidades dos compradores de imóveis”, conta Paulo, que tem mais de 35 anos de experiência no segmento e é autor de best-seller na área. 

“O projeto sintoniza com a pulsante expansão do mercado imobiliário, para ajudar tantas pessoas que sonham com a casa própria a torná-la real, concreta, como o nome dessa iniciativa”, destaca Erick Picanço, diretor comercial e de marketing do SVM. As produções começam a ir ao ar em dezembro deste ano. 

Estácio Ceará realiza desfile com mulheres mastectomizadas no evento de conscientização do Outubro Rosa

Nesta quarta-feira, 25 de outubro, a partir das 9h,  a Estácio Ceará – Unidade Parangaba realiza um desfile com as mulheres mastectomizadas e conta com o apoio do Programa de Assistência à Mulher Mastectomizada (PROAMMA) e de voluntárias do Grupo GEEON. A programação destaca a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero, além de promover a conscientização e celebrar a força das mulheres mastectomizadas, conhecidas como “mulheres vitoriosas”. Na ocasião, os participantes irão compartilhar suas histórias de superação, destacando suas conquistas e coragem. O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

“Este é um momento importante para lembrar a importância da detecção precoce e da prevenção do câncer, especialmente durante o Outubro Rosa”, explica  Neurismar Araújo, responsável pelo Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico da Estácio Ceará (NAAP). 

A programação também inclui palestra com a enfermeira e docente da Estácio Ceará, Francismeire Brasileiro, que, a partir das 14h, falará sobre a prevenção do câncer de mama e os cuidados necessários, e o depoimento de vida da paciente e mulher vitoriosa, Fabíola Guedes. Como parte do evento, o Selo Outubro Rosa será entregue a indivíduos e organizações que se destacam em suas ações de conscientização e prevenção do câncer.

Projetos garantem aos alunos com TEA acesso às atividades físicas direcionadas

Dois projetos de autoria da deputada Marta Gonçalves começaram a tramitar na Assembleia Legislativa. Um de Indicação e outro de Lei, com o mesmo propósito – disponibilizar professores de educação física nas escolas públicas e privadas para que realizem atividades direcionadas para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é proporcionar a verdadeira inclusão de alunos através das atividades físicas e integração nas unidades educacionais.

O projeto de indicação 640/2023 é direcionado aos alunos das escolas públicas. Os professores podem comprovar a aptidão para trabalhar com os alunos por meio de certificado de cursos promovidos por instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação ou por meio de declaração de cursos de extensão com carga horária de no mínimo 80 horas. Já no caso o docente não possuir a capacitação, anualmente a Secretaria de Educação do Ceará deverá fornecer curso de capacitação para estes profissionais em formato e duração a ser divulgado posteriormente pela própria secretaria. A participação dos docentes lotados em Escolas Estaduais do Ceará no curso será obrigatória e opcional para os outros profissionais da área educacional.

Já o projeto de lei 1060/2023 tem o mesmo teor do projeto de indicação, só que é destinado aos alunos das escolas privadas. Os estabelecimentos privados, neste caso, terão o prazo de um ano letivo a partir da regulamentação da lei para se adequarem. O não cumprimento sujeitará ao estabelecimento infrator multa diária de 100 Unidades Fiscais de Referência do Estado do Ceará (UFIRCE). A fiscalização do cumprimento da Lei e a aplicação das penalidades competem ao órgão estadual de defesa do consumidor ou à entidade municipal assemelhada formalmente conveniada. Em caso de reincidência, a instituição será punida com o dobro da penalidade e, a cada reincidência subsequente, aplicar-se-á multa correspondente à reincidência anterior, acrescida de 20% sobre o seu valor.

A deputada destaca que os projetos têm como objetivo implementar no Estado do Ceará uma importante política pública voltada para alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela observa que a atividade física é um comportamento importante para a prevenção de doenças e manutenção da saúde e deve enfatizar a participação, decisão, autonomia e independência. “As aulas de educação física oferecem atividades com o objetivo de incluir o corpo, o movimento e a ludicidade como aspectos educacionais com a busca de uma objetiva participação e integração social”, observa.

Segundo ela, a inclusão escolar é a oportunidade para que de fato a criança com TEA se sinta integrada, e não realize atividades meramente condicionadas e sem sentido. “É de grande importância a utilização das aulas de Educação Física como mecanismo interventor para o desenvolvimento dessas crianças, já que as próprias atividades requerem a utilização de valências como força, velocidade, equilíbrio e raciocínio lógico. A Educação Física também exige desses alunos concentração, estímulos para realização das tarefas e recompensa quando a tarefa é cumprida, além de proporcionar o desenvolvimento psicossocial e afetivo entre alunos e entre os alunos e professores. A atividade possibilita, ainda, que os alunos com TEA se desenvolvam e tenham acesso às mesmas condições de igualdade que os demais alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e comunicativas”, conclui.

Corrida Unimed reúne 3.500 participantes na Beira-Mar em Fortaleza

A Corrida Unimed Fortaleza chegou à sua 16ª edição no domingo (22), promovendo saúde e bem-estar por meio da prática de esportes. O evento, que reuniu atletas de todos os níveis, tomou a Avenida Beira Mar, em Fortaleza, como uma onda verde. Cerca de 3.500 pessoas participaram e percorreram as distâncias de 5 km, 10 km e 21 km, nas categorias Médico (masculino e feminino) e Aberto (masculino e feminino). 

Durante o evento esportivo foram disponibilizados para os participantes vários serviços como aferição de pressão, teste de glicemia e massoterapia e a distribuição de água, lanche e café, tudo ao som e animação do grupo musical Baqueta Clube de Ritmistas. Já é o terceiro ano consecutivo que Camila Braga, executiva de Recursos Humanos, participa da corrida. “Tudo é muito organizado,  a gente consegue encontrar os amigos, é divertido, tem uma estrutura bacana, todo ano eu tô aqui”, conta. 

A Corrida Unimed foi criada para comemorar o Dia do Médico, que é celebrado no dia 18 de outubro, e sempre contou com patrocínios e parcerias importantes ao longo dos dezesseis anos de realização.Neste ano, a iniciativa teve o patrocínio do Sistema Ocb/Sescoop; Sicredi; Indaiá e Drogasil, com apoio dos Mercadinhos São Luiz, Seguros Unimed, Café Santa Clara, Positive.Co e Pardal Sorvetes. 

Inclusão e socialização

A Corrida Unimed, que reuniu atletas amadores e profissionais, foi marcada pela inclusão e socialização, de acordo com a gerente de Marketing da Unimed Fortaleza, Maria Tereza Ramos.  “A Corrida Unimed Fortaleza não é apenas um evento esportivo, mas também um símbolo de inclusão e compromisso com o bem-estar de todos os clientes, incluindo aqueles atendidos pelo Unimed Lar”, afirma.

Pacientes crônicos e restritos ao leito do Unimed Lar, serviço de atenção domiciliar da Unimed Fortaleza, participaram da corrida com todo o apoio de uma equipe multidisciplinar. Antonella Marreiro, de três anos, cliente da cooperativa desde os três meses de vida, ganhou sua primeira medalha, acompanhada pelos pais. A mãe, Bruna Marreiro, compartilhou a experiência e as perspectivas sobre a inclusão e o comprometimento da Unimed Fortaleza em um comovente depoimento.

“Muitas vezes, a sociedade não presta atenção suficiente à socialização e as limitações podem ser um obstáculo significativo. Quando recebemos o convite calouros da Unimed Fortaleza, resolvemos aceitar e não nos arrependemos. A Antonella teve todo o apoio e cuidado para estar aqui. Sem falar que conquistou sua primeira medalha, dentre tantas vitórias”, destaca. 

Premiação e Vencedores da 16ª edição da Corrida Unimed

Os primeiros colocados da Corrida Unimed em cada categoria receberam as seguintes premiações:

3ª colocado – R$500,00 + troféu;

2ª colocado – R$1.000,00 +  troféu; 

1ª colocado – R$1.500,00 +  troféu

Os vencedores foram: 

10km geral (feminino) 

1. Pedrina Silva Vieira

2. Maria do Socorro Silva Lima

3. Karine Paiva Colares

10km geral (masculino)

1. Joilson Bernardo da Silva

2. Cícero Evandro Ferreira dos Santos 

3. Antônio José de Sousa Lopes 

21km geral (feminino)

1. Aline Prudêncio de Freitas 

2. Fernanda Pereira da Silva

3. Marina Gomes Marçal Gomes

21km geral (masculino) 

1. Édson Amaro Arruda dos Santos 

2. Cícero Félix da Silva 

3. Cícero Cleiton Evangelista Rodrigues

5km – médico (masculino)

1. José Otávio Ribeiro Cruz Filho

2. João Dantas De Carvalho Junior
3. Emanuel Capistrano Costa Júnior

5km – médico (feminino)

1.Tirza Santos Sousa

2. Bárbara Chaves Gomes Bastos

3. Isabelle Oliveira Jataí Capelo 

10km – médico (masculino)

1. Igor Freitas de Lucena

2. Jailson Rodrigues Lopes

3. Frederico Perboyre Melo Freitas 

10km – médico (feminino)

1. Carla Kerr Pontes

2. Bruna Brunet Diniz de Miranda

3. Dayse Maria Studart Leitão Cutrim

21km médicos (feminino)

1. Jaquellyne Gurgel Penaforte Sabóia

2. Luanna Lopes Girão Sales

3. (não teve)

21km médicos (masculino)

1. Alexandre Sanches Martins

2. Saulo Rabelo Lima Verde

3. Sidnei Torres Vieira Júnior