Prefeitura participa da Auê Feira Criativa neste sábado e domingo

A Prefeitura de Fortaleza participa, neste sábado e domingo (02 e 03/09), da Auê Feira Criativa, que será realizada na Praça das Flores, na Aldeota. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico contará com 11 estandes, sendo beneficiados empreendedores cadastrados nos programas Nossas Guerreiras, Feiras de Pequenos Negócios e Costurando o Futuro. A ideia é dar visibilidade aos projetos realizados pela área do Desenvolvimento Econômico e promover ações de economia solidária.

O evento contará com atividades sobre gastronomia, moda, design, música, lazer e artesanato. A edição também terá a participação de atrações musicais locais e atrações infantis. A Auê Feira Criativa acontece a céu aberto e toda a programação é gratuita com shows de artistas locais.

Auê Feira Criativa
A Auê Feira Criativa é realizada desde 2018, valorizando o empreendedor local, fomentando o design cearense e propondo um conceito de acesso à cidade e empoderamento artístico e cultural. Com mais de 40 pessoas envolvidas na organização e cerca de dois mil visitantes por dia, a Auê movimenta cerca de R$ 500 mil por edição e já faz parte do calendário de eventos da capital. Já são mais de 100 feiras realizadas desde a primeira edição.

Serviço
Auê Feira Criativa na Praça das Flores
Data: 02 e 03/09 (sábado e domingo)
Horário: 16h às 22h
Local: Praça das Flores (Avenida Desembargador Moreira, s/n – Aldeota)
Mais informações pelo Instagram @auefeira

Inec distribui mais de 2.400 cestas básicas doadas pela Amazon em Itaitinga

Nesta quarta (30), o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) iniciou a distribuição de 2.475 cestas básicas doadas pela Amazon Brasil em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza (CE). A doação está alinhada à visão de responsabilidade social da empresa e vai beneficiar cerca de 7,5 mil pessoas da região, em apoio ao combate à insegurança alimentar. As cestas foram entregues pela Ação da Cidadania com a ajuda de voluntários da Amazon no Ceará, que possui um Centro de Distribuição e uma Estação de Entrega no estado. O Inec representa o comitê estadual da Ação da Cidadania no Ceará.

O gerente de políticas públicas da Amazon, Rafael Souza Fonseca, o analista socioambiental do Inec, Reni Dino, e representantes da prefeitura de Itaitinga acompanharam a distribuição. A mobilização para a entrega das cestas aconteceu em parceria com Secretaria de Agricultura de Itaitinga e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais municipal, representados na ocasião pelo secretário Antônio Veranilson Matias e a presidenta do sindicato Joseline Oliveira dos Santos.

As cestas foram distribuídas para 26 entidades previamente cadastradas, divididas entre associações de trabalhadores rurais e comunidades ciganas, quilombolas e indígenas, levantados a partir do Anuário dos Movimentos Sociais, realizado pela Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais em 2022.

Sobre o Inec

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de projetos socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. Saiba mais em www.inec.org.br.

Iguatemi Bosque realiza momento de oração com pastor Davi Goes

Iniciando a programação do mês de setembro, o Shopping Iguatemi Bosque recebe, na próxima segunda-feira (4), mais uma edição do projeto Momento de Oração. Desta vez com o pastor Davi Goes, do Ministério Canaã de Fortaleza.

Acontecendo a partir das 20h, o evento ocorre na Praça da Expansão (próximo à loja Zara) e é aberto ao público. O Momento de Oração reúne clientes, lojistas e funcionários para uma celebração de fé e espiritualidade.

“O Momento de Oração é direcionado para quem busca paz no coração. Para a primeira edição do mês, vamos contar com a participação do pastor Davi Goes, que terá a missão de propagar a esperança, mostrando que sempre é tempo de agradecer”, comenta Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi Bosque.

Serviço: Momento de Oração com pastor Davi Goes.

Quando: 04 de setembro, às 20 horas.

Onde: Praça de Convivência da Expansão.

Entrada gratuita.

Globo Repórter desta sexta exibe reportagem da TV Verdes Mares sobre a melhor escola do Brasil

Com o tema educação, o Globo Repórter conta com duas reportagens produzidas pela TV Verdes Mares, com a repórter Aline Oliveira.

A TV Verdes Mares, integrante do Sistema Verdes Mares (SVM) e afiliada à TV Globo no Ceará, produziu duas das reportagens que serão apresentadas no programa Globo Repórter, da TV Globo, desta sexta-feira, 1º de setembro. Esse episódio tem como tema a educação, destacando os avanços nos últimos 30 anos, os desafios que ainda precisamos enfrentar e as soluções para alguns deles como o bullying e a evasão escolar.

Uma das reportagens da emissora cearense mostra exemplos do Ceará, como a escola localizada na zona rural de Massapê, no interior do Estado, considerada a melhor do Brasil para alunos do 1o ao 5o ano do ensino fundamental. 

“Acho que muita gente pode ter o mesmo sentimento que nossa equipe teve. A gente imagina que a escola atingiu esse patamar por estar fazendo coisas extraordinárias, mas quando vê tudo de perto, percebe que é resultado de um conjunto de ações, como valorizar professores, acolher alunos dentro das suas diferenças, fazer da escola um ambiente atrativo para todos. Muitas vezes, o simples bem feito já faz muita diferença”, conta a repórter Aline Oliveira, à frente de ambos os conteúdos. 

Na outra reportagem produzida pela TV Verdes Mares, são apresentados exemplos de educação no Piauí, onde foi criada uma plataforma digital que auxilia estudantes da zona rural mesmo sem sinal de internet. A repórter Zileide Silva mostra as demais histórias abordadas do programa.

Como assistir

Programa Globo Repórter

TV Globo

01 de setembro (sexta-feira), às 23h

Reprises – 2 de setembro (sábado)

TV Globo, às 6h

Globo News, às 9h e às 21h

Online, na plataforma GloboPlay – https://globoplay.globo.com/globo-reporter/t/wh8cdfztm7/ 

Caso Larissa Manoela: especialista explica o que é possível fazer em casos de má administração de patrimônio de menores 

Projeto de Lei já propõe mudanças na gestão de patrimônio de crianças e adolescentes  
 

Nos últimos dias, o polêmico caso da gestão do patrimônio da atriz Larissa Manoela, realizada por seus pais desde sua infância, trouxe à luz um assunto pouco falado: o Direito Patrimonial de crianças e adolescentes. A atriz, que começou a trabalhar aos quatro anos e hoje tem 22, expôs nacionalmente o controle exercido por seus pais sobre suas empresas, seu patrimônio e sobre a gestão de seus negócios e renunciou a um patrimônio de R$18 milhões para evitar uma briga judicial familiar.  

Com a repercussão nacional do caso, o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) elaborou o Projeto de Lei 3916/23, que estabelece diretrizes para a administração, gestão e proteção de patrimônio proveniente do trabalho artístico ou esportivo realizado por crianças e adolescentes em meios de comunicação e também na internet. O Projeto , que visa garantir que o patrimônio de menores de idade que seja protegido de exploração, má administração e abuso por parte dos tutores, propõe, por exemplo, que os responsáveis legais pelas crianças e adolescentes que já geram renda mesmo sendo menores de idade, registrem-se perante a Receita Federal, no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, para gerenciar o patrimônio delas e para serem obrigados a manter registros financeiros transparentes, que devem estar disponíveis para auditorias externas e para o Ministério Público. 

O Projeto de Lei propõe ainda que haja um limite na movimentação do patrimônio das crianças e adolescentes que geram receita, estabelecido em 30% do valor total, determinando assim que a movimentação dos demais 70% seja feita pela própria criança ou adolescente quando atingirem a maioridade. 

Segundo o professor do curso de Direito da Wyden, Luís Henrique Bortolai, a lei atual já prevê consequências à má gestão do patrimônio de menores, mas não da forma específica como propõe este novo Projeto de Lei: “A legislação classifica como absolutamente incapaz os menores de 16 anos e como relativamente incapaz os que têm entre 16 e 18 anos. Nos dois casos, é possível entrar com uma ação de Prestação de Contas, mediante o trabalho de um advogado, e o administrador pode ser trocado por outra pessoa quando se prova que a gestão está sendo feita de forma incorreta”, explica o professor.  

Para os menores de idade que enfrentam problemas na gestão de seu patrimônio, outra opção é o processo de emancipação: “Se a pessoa é menor de idade, mas por decisão judicial ou por já ter renda e assim desejar, ela pode entrar com um processo de emancipação e se tornar maior de idade perante a legislação civil. Isso é muito comum entre jogadores de futebol que muitas vezes aos 16 ou 17 anos são emancipados para poderem assinar contratos dos clubes como profissionais”, finaliza Bortolai. 

O Projeto de Lei 3916/23 tramita com outros três projetos similares na Câmara dos Deputados que serão devidamente analisados pelas comissões de Trabalho; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Acompanhamento multidisciplinar auxilia no tratamento de casos de demência

Psiquiatria e psicologia são peças-chave para diagnóstico e bem-estar de pessoas acometidas por Alzheimer e demência frontotemporal, por exemplo

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que cerca de 55 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência, na qual a mais comum é o Alzheimer, que atinge sete entre dez pessoas no mundo. Com relação ao Brasil, o Ministério da Saúde indica que em torno de 1,2 milhão de pessoas têm a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Quanto aos casos de Demência FrontoTemporal, a revista Nature Communications em 2022 apontou que a doença é responsável por 5% a 10% dos casos de demência. Os números são expressivos, por isso especialistas de áreas inter e multidisciplinares reforçam alertas para o diagnóstico e tratamento adequados.

De modo geral, a demência diz respeito à perda da funcionalidade decorrente do comprometimento da cognição, ou seja, as funções exercidas pelo cérebro ficam acometidas, o que gera dificuldades para o indivíduo executar tarefas simples do dia a dia. É comum, nesses casos, as pessoas perceberem problemas de memória, mas também pode haver dificuldade em executar atos em sequência, como se planejar, dirigir e/ou desenhar. Nas fases mais tardias, não reconhecem o rosto dos familiares ou locais que costumavam visitar.

De acordo com o médico neurologista Kelson James, do Instituto de Educação Médica (IDOMED), existem graus de acometimento cognitivo. “Antes da demência há o comprometimento cognitivo leve. Identificado nessa fase, várias estratégias podem ser tomadas para atrasar a conversão para demência”, explica. O especialista acrescenta que quando “há queixas de memória ou outros quadros decorrentes da cognição, um neurologista deve ser procurado. Exames de imagem, de laboratório, do líquor e uma avaliação com neuropsicóloga podem ser solicitados”, comenta.

Nas pessoas acima de 65 anos há maior indicações de acometimento da doença de Alzheimer. “Apesar de existir doença de Alzheimer precoce em pessoas com idade menor a 65 anos, quando uma demência ocorre nessa faixa primeiro pensamos em doenças que não são Alzheimer, a exemplo da demência frontotemporal. Esta tem mais sintomas comportamentais na fase inicial que o Alzheimer e evolui mais rápido”, pontua o médico Kelson.

Acompanhamento psicológico e apoio familiar 

Diante de diagnósticos de demência, cada indivíduo apresenta reações variadas (mudanças físicas, psíquicas e sociais), o que exige um cuidado diferenciado. Segundo a professora do curso de Psicologia da UNIFACID Wyden, Sara Castro, a psicologia pode auxiliar no tratamento com ações de estímulo e aproveitamento das habilidades restantes do sujeito acometido pelo problema. “É um trabalho de reeducação, que visa diminuir os empecilhos que paralisam a vida ao criar maior autonomia e levar formas de aceitação. É preciso trabalhar a ansiedade, negação e falta de controle emocional. Além disso, trabalhar a dor dos familiares que não perceberam alguns sintomas ao longo do tempo”, frisa.

A psicóloga ainda observa que familiares e amigos podem promover mudanças na rotina da pessoa com demência, introduzindo estímulos que favoreçam o manejo com os sintomas. Como, por exemplo, “o uso de músicas suaves, principalmente em momentos que exigem cuidados com a higiene e diante de comportamentos agressivos. A inclusão de atividades que despertem prazer no indivíduo também deve ser explorada. Além disso, é necessário que as pessoas de vínculo próximo evitem o confronto com a pessoa que sofre, procurando também encaminhá-la a tratamento psicoterápico e medicamentoso (se necessário)”, recomenda.

Tratamento

Segundo os especialistas, os tratamentos podem incluir reabilitação neuropsicológica, controle dos fatores de risco cardiovasculares: hipertensão, diabetes e dialipodemia, assim como implementação de rotina de sono regular. Também sugerem estratégias que melhorem a reserva cognitiva, como aprender idiomas e ter boa alimentação. Além disso, é possível investir em musicoterapia, demais treinos cognitivos que estimulem a memória e atenção, arteterapia e atividade física.

Explorando a Essência da Liberdade: Novo Clipe ‘Alma Livre’ do Cantor Sou Juan é Lançado nesta sexta

O videoclipe “Alma Livre” do cantor e compositor Sou Juan, acaba de ser lançado no canal do youtube do artista. Com cenas filmadas em locais simbólicos da capital paulista, o clipe explora o contraste entre a cidade e a natureza, convidando o espectador à reflexão sobre a busca por liberdade dentro dos grandes centros urbanos.

A obra cinematográfica que combina música e imagens de maneira única, tem a direção a cargo de Marcela Müller e André Figueirêdo, e traz uma abordagem artística e sensível, explorando a jornada interior de liberdade e auto descoberta retratada na música de Sou Juan. As cenas capturadas por André Figueirêdo, são enriquecidas por cortes precisos e uma narrativa que prende a atenção do início ao fim.

A equipe por trás do projeto inclui nomes notáveis da indústria. Anderson Nascimento foi responsável pelas imagens aéreas, adicionando uma dimensão adicional à narrativa visual. A edição e pós-produção ficaram a cargo da talentosa dupla Marcela Müller e Willame Pires, que contribuíram para a coesão e impacto emocional do clipe.

A música “Alma Livre” é uma melodia envolvente que funde harmoniosamente elementos de diferentes gêneros musicais. Os arranjos cuidadosamente trabalhados por Vini Nallon criam uma atmosfera única, enquanto a composição, obra de Sou Juan e também de Vini, transmite uma mensagem profunda de liberdade e auto expressão.

A produção musical do clipe contou com a participação de músicos talentosos que trouxeram vida à canção. PH na bateria, Gabriel Penteado no baixo, Vini Nallon nos violões e guitarras, Ricardo Gama e Vini Nallon nos teclados, Ale Di Viera na percussão e Vini Nallon nas programações. A mixagem foi realizada por Gabriel Penteado e a masterização por Nando Costa.

Para Juan, “Alma Livre” é mais do que apenas um videoclipe.

“É uma experiência audiovisual que marca um momento único, o lançamento do meu primeiro álbum, capturando a essência da minha música e a criatividade de uma equipe de produção incrivel”.


O clipe já está disponível em plataformas de streaming de música e no canal oficial de Sou Juan no YouTube.

Sobre Sou Juan

Juan é cantor e compositor Fortalezense que canta sobre amor e liberdade. Em julho se mudou definitivamente para São Paulo. 


Em 2023, completa cinco anos de carreira autoral e mais de quinze de experiência profissional na música. No seu repertório, une o Reggae com a Música Brasileira de uma maneira única.

Com vivências musicais desde a infância, como vocalista e instrumentista, Juan deu início ao seu projeto autoral em 2017, ano em que passou a tocar com bandas em diversos palcos em Fortaleza e na Praia do Cumbuco.

Em 2019, Juan lançou seu primeiro EP, intitulado MetAMORfose. O trabalho foi

gravado em São Paulo, com assinatura do produtor e guitarrista Vini Nallon.

Autêntico, seu ritmo contagia e suas letras são permeadas de provocações que

mexem com a quietude de quem o ouve. E com originalidade, consegue trazer para seu trabalho autoral canções preenchidas por reflexões relevantes, mantendo a leveza e o balanço de suas músicas. Para além disso, o cantor não deixa de lado as composições que falam sobre amor e sobre sua forma de ver a vida. Uma de suas maiores influências musicais é o conterrâneo, Belchior. 

O álbum e clipe “Alma Livre”  são os seus mais novos lançamentos .O disco foi lançado no dia 25 de agosto de 2023, em todas as plataformas digitais. Já o videoclipe, já está disponível a partir de hoje, 01, no canal do youtube do cantor.

Com perspectiva de expansão, nova Diretoria da AJE toma posse na Fiec e faz homenagens

Diante de autoridades empresariais e políticas, Tasso Jereissati e Ivens Dias Branco Júnior foram agraciados com o prêmio Jovem Mentalidade Empreendedora 

Em um clima de reconhecimento e perspectivas positivas, a nova Diretoria da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) tomou posse oficialmente nesta quarta-feira (dia 30), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza. O Coordenador Geral,  David Macedo, e os demais Coordenadores assumem os cargos com mandato até 2024 com o objetivo de ampliar o número de associados – atualmente em número de 300 – e a capacitação dos jovens empreendedores cearenses, dando continuidade à história de 34 anos da instituição.

“A AJE gera conexões e grandes amizades, e temos hoje essa nobre missão de conduzir e liderar todos esses associados, que fazem o empreendedorismo no Ceará cada vez mais forte. Agradeço a todos os associados, aos membros da Diretoria e a todos que nos apoiam. Este é um momento desafiador, diante dos ajustes necessários em nosso país, entre eles a tão sonhada reforma tributária. Em nossa gestão, o alicerce do trabalho será o tripé da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico. O futuro da Associação consiste em resgatar os princípios da nossa história, para continuar contribuindo com a nossa visão e missão na formação de jovens lideranças empresariais”, disse o Coordenador Geral da AJE, David Macedo. 

Homenagens

Um dos pontos altos da cerimônia de posse foi a homenagem prestada aos empresários Tasso Jereissati e Ivens Dias Branco Júnior, agraciados, respectivamente, com a comenda “Jovem Mentalidade Empreendedora Social” e “Jovem Mentalidade Empreendedora”, em razão da trajetória empreendedora e de incentivo à economia cearense e brasileira. Tasso dirige a Jereissati Participações e foi governador e senador pelo Ceará. Ivens é Presidente do Grupo M.Dias Branco, uma das maiores fabricantes de alimentos do Brasil.

“Agradeço a homenagem, parabenizo os dirigentes da AJE pela atuação, que fazem um trabalho inovador, e desejo sucesso à nova gestão”, disse Tasso Jereissati. “Temos a satisfação de ter no Ceará a primeira Associação de Jovens Empresários criada no Brasil, que ao longo de sua existência vem ligando pessoas à inovação e unindo jovens a impulsionar estratégias empresariais, cumprindo a missão de disseminar a cultura empreendedora”, comentou Ivens Dias Branco Júnior. 

Estiveram presentes à solenidade no auditório da Fiec autoridades políticas e empresariais do Ceará, a exemplo do vice-presidente Industrial da Fiec, André Montenegro (representando o presidente da casa, Ricardo Cavalcante); Salmito Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará (representando o governador Elmano de Freitas); e Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza (representando o prefeito José Sarto), além de empresários de diversos segmentos e setores produtivos.

Diretoria 

A Diretoria da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) é formada por David Macedo (Coordenador Geral), Tiago Garcia G. Lima (Coordenador Financeiro), Germano Botelho Belchior Filho (Coordenador de Estudos e Pesquisas), Rafael Pamplona e Souza (Coordenador Integração), Raphaela Assunção Felício (Coordenadora de Eventos), Lucas de Melo Oliveira (Coordenador Des. Sustentável), Lucas Braga Santos (Coordenador de Comunicação), Bárbara L. de Albuquerque C. Santos (Coordenadora de Intercâmbio) e Leonardo Amaral (Representante junto à Fajece).

Turatti recebe título de melhor cervejaria do Nordeste

Maior e mais premiada cervejaria cearense, a Turatti recentemente foi agraciada com o título de melhor cervejaria de toda região Nordeste. A qualificação foi concebida na última sexta-feira, 18, na cidade de Salvador (BA) durante a 3º edição da Copa Cerveja Brasil – Nordeste, promovido pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal. A competição reuniu 473 amostras de 148 cervejarias na região Nordeste. Além do título, a Cervejaria ainda levou para casa o terceiro lugar na categoria American Red, com a cerveja American Style Amber. A premiação foi entregue logo após a Turatti ter sido vencedora em duas outras premiações internacionais no Paraguai, ainda neste mês de Agosto. 

Sobre o Grupo Turatti

Referência no ramo de rótulos artesanais, a Cervejaria Turatti também conta com cardápio especializado de Pit Smoker, American BBQ e Parrilla. O Grupo possui, atualmente, quatro casas em Fortaleza, localizadas nos bairros Varjota e Cambeba e nos shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, com funcionamento em todos os dias da semana a partir das 11h.

Assembléia aprova projeto que institui Aquiraz como ‘Cidade Protetora das Tartarugas Marinhas’

A Assembléia Legislativa do Ceará aprovou o projeto de lei de autoria da Deputada Marta Gonçalves instituindo o município de Aquiraz como Cidade Protetora das Tartarugas Marinhas. Segundo a deputada, vem sendo desenvolvido no município de Aquiraz um importante projeto de preservação desses animais marinhos, com o acompanhamento da desova e soltura de tartarugas marinhas em seis praias do litoral do município, realizado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Educacional e Difusão de Cultura de Aquiraz (Apremace), com apoio da Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e parceiros da iniciativa privada.
“A Apremace também vem realizando um processo de inclusão com a participação de crianças com deficiência na observação da soltura dos filhotes de tartarugas para o mar. Um projeto que está sendo conhecido e reconhecido pela sociedade cearense, e de outros estados da federação,” destacou a parlamentar. Ela pontua que agora, através de lei, o projeto fortalecerá mais ainda a conservação e monitoramento do ciclo de vida das tartarugas marinhas, tendo em vista que estão sujeitas à captura, dano ou mortalidade como conseqüência, direta ou indireta, de atividades humanas.
O monitoramento é realizado pela equipe de profissionais da Apremace, no período diurno, em oito praias. Esse monitoramento consiste na busca de rastros de subida das tartarugas na areia e a demarcação da chamada “cama de desova”, onde os ovos são depositados. As praias de Barro Preto, Iguape, Presídio, Prainha e Japão são monitoradas diariamente. Enquanto as praias do Batoque e Porto das Dunas são monitoradas a cada dois dias.
De acordo com o presidente da Apremace, Carlos Mariano, as tartarugas marinhas são muito importantes para os ecossistemas marinhos, pois são fontes de alimento para diversos animais, consumidores de organismos marinhos e servem como substrato para outras espécies, ou seja, outros organismos podem viver sobre as tartarugas, como por exemplo, as cracas e plantas que são encontradas sobre o casco.
Segundo ele, no ano de 2022 foi criado, por meio da Apremace, o Projeto de Manejo Costeiro, Mitigação, Conservação e Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Litoral da Cidade de Aquiraz, intitulado projeto ‘Amigo do Mar’, que tem como finalidade, monitorar e proteger as tartarugas que aparecem no litoral do município. Hoje, para garantir a conservação das tartarugas marinhas do litoral de Aquiraz, o projeto conta com assessoria de dois biólogos, uma oceanógrafa, com especialidade em tartarugas marinhas, e atual coordenadora do projeto, um educador ambiental e três auxiliares que monitoram semanalmente os ninhos.
“Para nós, é um sonho realizado ter reconhecimento a nível estadual, através do projeto da Deputada Marta Gonçalves. Agradecemos, por sua dedicação e confiança no trabalho realizado pela nossa instituição. Acredito que com esse reconhecimento ao município de Aquiraz, poderemos proteger e garantir uma maior eficiência na reprodução das tartarugas marinhas, aumentando significativamente a quantidade de nascimentos e de taxa de sobrevivência dos filhotes”, finalizou.