Conselho de Arquitetura do Ceará abre seleção para estágio

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) abre inscrições de processo seletivo simplificado para contratação de estagiário de biblioteconomia ou secretariado  que estejam entre o 2º e 6º período dos cursos citados. As inscrições ocorrerão até o dia 31 de agosto através de envio de currículo e do histórico escolar do candidato para o e-mail fiscalizacao@cauce.org.br

O processo seletivo se dará em duas fases, sendo a primeira com análise curricular e de histórico escolar, e a segunda fase por entrevista pessoal.   Os resultados e convocações serão disponibilizados no site do CAU/CE (www.cauce.org.br) cabendo ao candidato acompanhar a publicação dos atos.

A bolsa de estágio será no valor de R$ 800 mensais para 25 horas semanais, além de auxílio-transporte estudantil. O estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

Sorvetes Frosty realiza parceria com a Sorvetes Lolla para venda de picolés temáticos dos “Os Aventureiros”

A Sorvetes Frosty realizou uma parceria com a Lolla Sorvetes para a venda exclusiva de picolés temáticos dos “Os Aventureiros” na região Nordeste. A marca é de propriedade do youtuber Luccas Neto, um dos maiores nomes do entretenimento infanto-juvenil da internet. A parceria traz dois novos sabores para o portfólio de produtos da marca, que visa ampliar a “Linha Kids” nas lojas, são eles: Morango, que remete a personagem Giovanna, e Blue Ice, que faz referência direta à Luccas Neto.

“É uma alegria muito grande estar realizando mais essa parceria, que impulsiona ainda mais nossa marca e traz uma colaboração significativa entre indústrias de sorvete no Brasil. Seguimos sempre monitorando essas oportunidades de mercado para trazer novidades aos nossos consumidores e clientes”, afirma Vanda Monte, diretora de marketing da Sorvetes Frosty.

Essa é mais uma das ações que marcam o aniversário de 33 anos da empresa cearense. Além do anúncio da parceria para revenda do co-branding, a Sorvetes Frosty também apresentou para o seu público um novo design da marca com o slogan “É Pura Gostosura”.

Sobre a Sorvetes Frosty

A Sorvetes Frosty alcançou a marca de mais de 60 lojas espalhadas por todo o Nordeste localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Pernambuco. Ao todo conta com mais de 200 produtos em seu portfólio, entre sorvetes, picolés, açaís, polpas de frutas, paletas e gelos para drinks, tendo a frente da operação o Edgard Segantini Junior, CEO da Sorvetes Frosty. O diferencial da empresa é investir em modelos de varejo e atacado, dando ao cliente a possibilidade de adquirir produtos com valor de atacado (a partir de cinco unidades de quaisquer produtos da loja).

Unifametro realiza VI Nutriday com oficinas e palestras gratuitas; veja como participar

Em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, o Centro Universitário Fametro (Unifametro) realiza nesta quinta-feira (31), de 8h às 22h, no campus Carneiro da Cunha, o VI Nutriday. A iniciativa oferece uma programação repleta de palestras e oficinas ministradas por renomados profissionais da área da Nutrição, sobre temas como consultoria e empreendedorismo, nutrição esportiva, nutrição clínica, entre outros. Para participar é necessário se inscrever, de forma gratuita, por meio do site doity.com.br/vi-nutriday.

“Este evento é uma homenagem a todos os nutricionistas e uma chance imperdível para estudantes e entusiastas da área aprofundarem seus conhecimentos sobre temas fundamentais relacionados à alimentação e saúde. O VI Nutriday promete ser um dia de aprendizado enriquecedor e troca de ideias” diz Camila Pinheiro, coordenadora do curso de Nutrição da Unifametro.

Confira a programação completa:

08h – Me formei, e agora? O que você precisa saber para iniciar seus atendimentos e captar pacientes.

Palestra com a nutricionista Bianca Brayner

09h10 – Consultoria e Empreendedorismo.

Palestra com a nutricionista Raquel Feitosa, especialista em Vigilância Sanitária

14h – Oficina Bem Sem Glúten: bolos e pães sem glúten e sem leite.

Com Ivone Silva, presidente da Acelbra Ceará e vice-presidente da Fenacelbra

14h – Workshop de saladas e sucos antioxidantes para o dia a dia.

Oficina com a nutricionista Monique Cavalcante

16h – Ultrassom no paciente crítico: qual a importância na Nutrição?

Oficina com a nutricionista clínica Juliana Rêgo

19h – Estratégias nutricionais na SOP na prática.

Palestra com nutricionista clínica funcional Thaís Rocha

20h – Nutrição e esportes de endurance: aspectos além dos nutricionais que interferem na performance.

Palestra com Tiago Gama, nutricionista com 10 anos de prática em Nutrição Esportiva

Serviço

VI Nutriday

Quando: 31 de agosto

Onde: no campus Carneiro da Cunha (Rua Carneiro da Cunha, nº 180 – Jacarecanga)

Inscrições: no site doity.com.br/vi-nutriday

Sobre o curso de Nutrição da Unifametro

Com nota máxima na avaliação do MEC (5), o curso de Nutrição da Unifametro é ofertado nos campi de Fortaleza e Maracanaú. A estrutura curricular da graduação objetiva proporcionar formação de um profissional generalista, com conhecimento e competência técnica, e atuação ética e humanizada com capacidade de intervenção no mercado de trabalho nas diversas áreas da nutrição e alimentação. O curso é ofertado na modalidade presencial, nos turnos manhã e noite, e tem duração de 8 semestres. Saiba mais  em: http://www.unifametro.edu.br/graduacao/nutricao/

Consumo excessivo de cafeína pode afetar a fertilidade masculina

Especialista explica a relação com a bebida, aponta formas de prevenção e tratamentos adequados para a boa saúde dos homens

Uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que uma em cada seis pessoas é afetada pela infertilidade em todo o mundo. O levantamento se baseia em dados compilados entre 1990 e 2021 a partir de 133 estudos, demonstrando que o problema está presente tanto em países pobres quanto ricos. No que se refere à infertilidade masculina, especialistas da área destacam a importância de estabelecer uma rotina de exames e consultas regulares, além de manter um estilo de vida saudável e evitar o consumo excessivo de cafeína. 

É importante esclarecer que a infertilidade é uma condição que afeta o sistema reprodutivo masculino ou feminino e é caracterizada pela incapacidade de conceber uma gravidez após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares e desprotegidas. Segundo o médico urologista do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Djalma Costa, é necessário adotar cuidados direcionados ao corpo masculino, evitando ações que possam afetá-lo negativamente por meio de intervenções ou procedimentos não clinicamente recomendados. De acordo com o profissional, “as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua aparência de maneira excessiva, muitas vezes como parte de distúrbios psiquiátricos. Quando se trata de vigorexia, os indivíduos usam medicamentos para atingir uma arquitetura corporal bem definida, sacrificando outras áreas da saúde”, observa. 

Consumo excessivo

Em relação aos sinais de alerta, o médico Djalma destaca que o “uso de substâncias termogênicas pode ter um grande potencial de interferência na fertilização. Por exemplo, o consumo excessivo de cafeína já é citado na literatura como um possível risco para a fertilidade masculina.” Além disso, ele ressalta que “hormônios usados de maneira ilegal ou para fins estéticos podem causar atrofia testicular, levando ao hipogonadismo, que desencadeia diversas alterações além da infertilidade, como osteoporose, distúrbios metabólicos, glicemia elevada, colesterol alto e risco de fraturas ósseas, entre outros.” 

Tratamento

Além disso, o urologista indica que abordagens preventivas e tratamentos são essenciais para preservar a fertilidade masculina. Ele ressalta que, quando “homens são submetidos a exames de radiação, utilizamos parâmetros para proteger as gônadas da exposição ao raio-x. Para aqueles que enfrentam câncer e estão sob tratamento de radioterapia, oferecemos a opção de um banco de sêmen e métodos para armazenar os gametas, permitindo a fertilização posterior”, explica o docente do Instituto de Educação Médica. 

Quando questionado sobre a reversão da fertilidade, o médico explica que a avaliação dos cenários é fundamental. “Já há alguma lesão ou síndrome presente? Se algo estiver interferindo, o indivíduo se torna infértil”, pondera. O urologista também acrescenta que é possível recorrer a recursos para obter espermatozóides ou gametas a fim de promover a reprodução quando desejado pelo indivíduo. “Dessa forma, é possível garantir a possibilidade de ter uma prole no futuro”, conclui Djalma. 

Sarto destaca o desempenho econômico da cidade através de ações e programas municipais

Durante a assinatura do contrato de concessão dos espigões da avenida Beira-Mar, realizada nesta terça-feira (29/08), o prefeito Sarto reforçou a iniciativa como um dos diversos esforços que o município tem realizado para estimular o turismo e a geração de emprego e renda em Fortaleza. Em sua fala, o gestor apresentou outros resultados positivos relativos à economia da cidade.

Veja a apresentação (https://www.fortaleza.ce.gov.br/images/0001/29_08_2023_Apresentacao_fortaleza_cidade_de_oportunidades.pdf)

“Com essa concessão e com a reforma da Ponte dos Ingleses, as obras se adequam ao que a Beira-Mar de todos já oferece a todo o Brasil, com gastronomia, lazer, esportes e convivência. Essa definição da concessão foi um longo projeto, porque envolve cálculos de custos e ganhos sociais e econômicos para a cidade que levamos em conta em todas as intervenções”, afirmou ele.

Fortaleza possui o maior PIB do Nordeste e o 11ª do Brasil, com um valor de R$ 65,16 bilhões, o que equivale a 39,04% do PIB do Ceará. O número é resultado de uma série de ações realizadas pela prefeitura, com investimento em obras e projetos que beneficiam a vida da população. Fortaleza possui 200 obras em andamento nos mais diversos locais da cidade, sendo 90% na periferia. O investimento na área previsto para 2024 é de R$ 1 bilhão, valor 5,5% maior do que o deste ano, estimado em R$ 953 milhões.

Como consequência, a capital também é a que mais gera empregos no Norte e no Nordeste, com a menor taxa de desemprego entre os nove estados da região, de 8%, a menor desde 2015.

Capacitação e empreendedorismo
Além dos empregos formais, o empreendedorismo também é estimulado. Como resultado, foram criadas mais de 55 mil empresas na cidade em 2022, número recorde segundo o Ministério da Economia. O município conta com fomento a um bom ambiente de negócios, ações de incentivo fiscal e, principalmente, uma forte política de capacitação, sendo a capital que mais capacita no país.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) comandam projetos de capacitação que mudam carreiras e geram empregos e empreendedores. O programa Fortaleza Capacita, por exemplo, já formou mais de 50 mil pessoas em cursos gerenciais em convênio com o Sebrae. O Juventude Digital, por sua vez, voltado à inclusão digital, pretende capacitar 40 mil jovens até o fim do próximo ano.

A novidade na área de capacitação é o Fortaleza Bilíngue, programa gratuito de aprendizado de um segundo idioma, voltado aos alunos e professores da rede pública de ensino, profissionais do setor produtivo e para a população geral, com duração e metodologia adaptados a cada público. A meta é, em 10 anos, ter metade da população jovem (até 29 anos) da cidade com um nível intermediário de um segundo idioma.

Na área de fomento ao empreendedorismo, o Programa Nossas Guerreiras beneficiou mais de 8 mil mulheres empreendedoras de baixa renda com crédito orientado de R$ 3 mil reais, possibilitando a manutenção, criação ou melhoria de seus negócios. Já o Projeto Costurando o Futuro conta com 11 ateliês colaborativos que promovem a inclusão produtiva para quem deseja criar seus produtos e não tem acesso a máquinas de costura.

O Meu Bairro Empreendedor também tem levado melhores condições viárias aos principais corredores comerciais de diversas comunidades. Além do urbanismo e paisagismo diferenciado, o Meu Bairro Empreendedor conta com a implantação de Centros de Referência do Empreendedor (CREs), espaços voltados para empreendedores locais.

Abusos de celulares e fatores emocionais levam a epidemia de dor nas costas 

800 milhões de pessoas apresentarão queixas nas costas em 2050

Queixas de dor nas costas aumentam em todo o mundo, principalmente por conta do trabalho remoto e do estresse. De acordo com um estudo publicado no jornal The Lancet, cerca de 800 milhões de pessoas apresentarão queixas nas costas em 2050.  

“Telas abaixo da linha de visão sobrecarregam as costas, causam dores e com o tempo, vai reduzindo a mobilidade, enfraquecendo os músculos e toda a carga fica toda em cima dos discos que formam a nossa coluna. Todos os dias recebemos pacientes que relatam dores na lombar, no pescoço e um dos vilões, além do notebook que foi trocado pelo computador  convencional é o celular”, destaca o presidente da presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), dr. Leonardo Drumond. 

Com o trabalho remoto, as pessoas se deslocam menos e ficam mais tempo sentadas, com a falta de atividade física somada ao estresse cotidiano, no mundo pós pandêmico, há também um aumento nos diagnósticos de transtornos psiquiátricos, que também podem agravar dores. “Todos nós iremos sentir dor nas costas pelo menos uma vez na vida, é normal, mas temos que prestar atenção quando isso afeta a nossa qualidade de vida, quando a nossa produtividade no trabalho diminui ou atrapalha no nosso convívio familiar”, frisa. 

Dicas

Não fique o dia todo sentado;

Faça pequenas pausas para tomar água, comer e se alongar;

Atenção com a postura e corrija sempre a postura e faça alongamentos para soltar a musculatura do pescoço, principalmente; 

Procure uma atividade física que lhe dê prazer. 

Evandro Leitão comunica que vai se desfiliar do PDT

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, comunicou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (29/08), desejo de desfiliação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). 

Em sua fala, o parlamentar afirmou que vem sendo perseguido e desrespeitado pela segunda vez dentro do partido, mas que providências já estariam sendo tomadas. “O diretório estadual do PDT tomou sua decisão ao conceder a anuência, mas o nacional não aceita. Me sinto mais uma vez perseguido e desrespeitado novamente, mas aguardando de forma tranquila e agradecido a todos os convites de partidos que venho recebendo”, declarou.

Evandro Leitão iniciou seu pronunciamento deixando claro que não mediu esforços no intuito de evitar qualquer tipo de rachadura na legenda ainda no período pré-eleitoral, quando retirou sua candidatura. “Tentei de todas as formas que nosso partido não se dividisse, retirando minha candidatura em prol de um projeto político que foi instalado ainda em 2007. Fiz de tudo para sensibilizar a todos sobre a importância desse projeto, mas infelizmente não consegui, e ainda fui para minha campanha de deputado sem um único centavo do meu partido”, relembrou.

O deputado frisou ainda que acreditou na possibilidade de um entendimento após as eleições, porém a situação perdura até os dias atuais. “Ainda acreditei e busquei dialogar para que a situação tivesse um ponto final, mas não dependia só de mim. E entendo que nesse projeto maior que é capitaneado pelo maior líder do Ceará, Camilo Santana, e pelo grande Cid Gomes, sou apenas parte, e não o próprio projeto. E nele sigo trabalhando por uma educação de destaque, equilíbrio fiscal, geração de emprego e renda, com todas as decisões tomadas de forma republicana”, salientou. 

O presidente da Alece externou sua gratidão a todos os membros do partido ao qual se filiou em 2009 e aprendeu a fazer política. “Quero agradecer de público ao partido por tudo que fez por mim, em nome do André Figueiredo e do senador Cid Gomes. Obrigado pela oportunidade, pelo carinho e por todas as experiências. Peço desculpas se em algum momento fui infeliz com qualquer filiado, pois esse não é o meu perfil. Tenho o hábito de agregar, articular e nesses 14 anos de filiação levo a bagagem do aprendizado e desenvolvimento em todos os aspectos”, ponderou.

Foto: Júnior Pio

Por fim, Evandro Leitão agradeceu o apoio que vem recebendo e garantiu que continuará fazendo a política que lhe é característica, sempre somando, em prol do Estado. “Para aqueles que gostam do meu trabalho, continuarei me esforçando, fazendo a boa política para transformar o Ceará. Seja sendo protagonista ou não, faço parte de um projeto e quero ser ouvido e respeitado, por isso defendo a reforma política, pois basta de ter partidos/cartórios onde não se respeita a vontade de uma maioria”, pontuou. 

Em aparte, o líder do PDT na Casa, deputado Guilherme Landim (PDT), afirmou presenciar uma aula de honradez e respeito. “Como parlamentar, me solidarizo por tudo que vem sofrendo e externo a minha decepção com o partido, pois aparentemente a democracia só acontece quando convém a algumas pessoas. Ainda assim, o senhor se refere com toda humildade e respeito. Desejo muita sorte e muito sucesso”, elogiou.

Para o líder do Governo na Alece, deputado Romeu Aldigueri (PDT), o discurso de Evandro Leitão comprova suas qualidades. “Seu discurso foi íntegro, ético, correto e justo, como é sua conduta. Desde já me coloco a sua disposição como testemunha para referenciar o que disse e todas as suas tratativas. É o homem da concórdia e merece ser reconhecido pela humildade, resiliência e atitude que vem tomando”, enalteceu. 

O deputado Osmar Baquit (PDT), por sua vez, avaliou como errônea a atitude do presidente nacional do partido, quando, no período pré-eleitoral, anunciou seu candidato de preferência. “Aquilo foi desrespeitoso com várias pessoas e iniciou uma onda de perseguições. Como o maior quadro estadual do partido não recebeu fundo eleitoral para a campanha? Teve discriminação sim, e a perseguição foi nítida. E está aí, um ano após as eleições, e o partido ainda não sabe se é situação ou oposição. Enquanto isso, o (Carlos) Lupi em Brasília apoia o PT. Evandro, você tem que estar junto daqueles que te querem bem. Vá para o PT”, sugeriu. 

Os também pedetistas deputados Antônio Granja e Sérgio Aguiar lamentaram a situação. “Estamos encolhendo com sua saída. Não participei da reunião do partido, mas confesso que votaria pela anuência e pela soberania do voto. O senhor teve mais de 115 mil votos. Seria eleito em qualquer partido, pois superou o quociente partidário e elegeu-se pelo seu mérito e valor que o povo cearense lhe deu”, destacou Aguiar. 

Os deputados Danniel Oliveira (MDB), Jô Farias (PDT), Bruno Pedrosa (PDT), Moésio Loiola (Progressistas), Dra. Silvana (PL), Pastor Alcides (PL), Alysson Aguiar (PCdoB), Stuart Castro (Avante), Fernando Hugo (PSD), Lucinildo Frota (PMN) e Guilherme Bismarck (PDT) ressaltaram as qualidades de Evandro Leitão enquanto parlamentar, como uma figura apaziguadora e de tratativa igualitária com seus pares. 

Os deputados petistas Fernando Santana, Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar, De Assis Diniz e Nizo Costa lamentaram a postura do diretório pedetista e reforçaram como o deputado Evandro Leitão insistiu para apaziguar as relações dentro do seu partido, frisando que o Partido dos Trabalhadores estaria de braços abertos para recebê-lo. 

Fonte: ALCE

Jovens da Obra Lumen colecionam experiências edificantes na 37ª Jornada Mundial da Juventude, em Portugal

Muitas vivências e experiências edificantes, em termos religiosos e espirituais, para aprofundar a relação com Deus, fortalecer a fé e conectar-se com jovens católicos de todo o mundo. Esse conjunto de experiências foi vivenciado por jovens da Obra Lumen durante a 37ª Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu em Lisboa, em Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto de 2023. Eles tiveram a oportunidade de encontrar ainda mais significado e propósito na vida espiritual. A Jornada Mundial deste ano foi ainda mais especial pois foi a primeira após a pandemia e recebeu 1,5 milhão de pessoas, um dos maiores públicos da história do evento.

“É uma experiência que todo cristão precisa viver: perceber a concretude de que nós somos uma só Igreja. Isso toca a todos, ver pessoas de países do mundo inteiro, professando a mesma fé e tendo a mesma experiência, com o mesmo Jesus. É uma multidão, de países muito diferentes, todos juntos. Uma experiência específica, muito marcante, aconteceu na vigília, na adoração a Jesus na eucaristia, no Santíssimo Sacramento: éramos 1,5 milhão de pessoas, e fez-se um silêncio absoluto, completo”, disse Leandro Domingues Maia, Missionário consagrado Lumen, hoje residindo em Guiné-Bissau, na África.

Experiências

Para Karoline Sousa Nascimento, a experiência que mais a marcou foi o momento chamado Jesus nas Ruas. “Fizemos o Encontro com Jesus Abandonado num sábado, encontramos um irmão, chamado Lito, que relatou às vezes não ter o que comer, por vezes dormir nas ruas, e fomos perceber a presença do Jesus Abandonado, o quanto essa pessoa precisava da nossa atenção”, disse Karoline. “Deus não faz nada por acaso, tanto ele precisava desse encontro, quando nós”, reforçou a integrante da Obra Lumen.

“Foi incrível. Tive a oportunidade de ir para as últimas quatro Jornadas, mas o que mais marcou este ano foi ver a quantidade de jovens mobilizada, mesmo após a pandemia. Havia pessoas de quase todos os países, inclusive muitos adolescentes de 12,13 anos, o que não se via tanto antes”, relata Luís Eduardo Osório Xavier, membro da Comunidade Aliança do Lumen, que destacou o testemunho da mãe do jovem italiano Carlo Acutis, beatificado pela Igreja Católica em 2020, como um dos momentos mais emocionantes.

A esposa de Luís Eduardo, Carla Loiola, também participou da Jornada Mundial da Juventude e ficou impressionada como pessoas de tantos lugares e culturas diferentes se reuniram com um único propósito: amar a Deus. “Foram momentos muito fortes, de grande religiosidade. Nos momentos de adoração, sentíamos o silêncio profundo, pois todos estavam com o mesmo sentimento, de ter encontro com Jesus”, explicou. “As falas do Papa Francisco ficaram ecoando em nós, à nossa volta”, reforçou Carla Loiola. 

“Para mim, como membro da Obra Lumen, essa experiência representou uma maior busca pela santidade e por fazer aquilo que Deus quer de nós, não ficar ‘enrolando’ nem perdendo tempo. Tudo isso me trouxe um desejo maior de vivenciar e testemunhar a santidade, para que isso contagie outros jovens e membros da comunidade”, observou Luís Eduardo Osório Xavier.

“O papa Francisco, em vários momentos, falou da graça que nós vivemos durante a Jornada e perguntou se iríamos guardar aquilo apenas para nós. Assim, ele nos convida a ir ao encontro de todos, especialmente dos marginalizados. Para nós, enquanto Obra Lumen, isso é um combustível, nos motivando a continuarmos o nosso trabalho com alegria”, avaliou Leandro Domingues Maia.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 1985, reunindo milhões de católicos, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.

Prefeitura de Fortaleza assina contrato para concessão dos espigões da avenida Beira-Mar

A Prefeitura de Fortaleza assina, hoje (29/08), a partir das 9h, o contrato para concessão dos espigões da avenida Beira-Mar. O evento será realizado no auditório do Paço Municipal e contará com a presença dos representantes do Consórcio Píer Beira-Mar, que venceu a concorrência pública. A área a ser concedida abrange os espigões das avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa. 

A empresa passará a ter direito ao uso comercial da área, assumindo a responsabilidade de investir em melhorias urbanísticas, manutenção e conservação. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada (PPPFor).

Serviço:
Prefeitura assina contrato para concessão dos espigões da avenida Beira-Mar
Data: terça-feira, 29 de agosto, às 9h
Local: Auditório do Paço Municipal (Rua São José, 01 – Centro)

Associação Fortaleza Azul promove “Oficina da Criatividade” com preço popular

Atividades artísticas são uma ótima maneira de estimular a criatividade e a expressão emocional em pessoas autistas, pois ajudam a desenvolver a integração sensorial, a percepção de texturas, sons, cores e movimentos. Essas iniciativas podem ser realizadas com areia, água, massinhas de modelar, entre outros materiais. 

Sabendo da importância desses estímulos para o indivíduo com transtorno do espectro autista (TEA), a Associação Fortaleza Azul (FAZ), em parceria com a Clínica Ser Bem, promoverá a “Oficina da Criatividade – Construção de recursos de ensino”. O encontro irá acontecer no dia 02 de setembro, a partir das 8h30, na sede da FAZ, localizada na Rua Elizeu Oria, 970, Sapiranga, próximo ao Via Sul Shopping. As inscrições poderão ser feitas até dia 30 de agosto, com um valor popular de R$30,00, que dá direito a kit criatividade e coffee break

A proposta da ação é ensinar a utilizar a criatividade como instrumento de ensino e elaboração de recursos que auxiliam na estimulação do aprendiz. O conteúdo da Oficina é composto por dinâmica de integração, o que é criatividade, possibilidades de recursos, variação dos recursos nos programas de ensino e hora de criar. 

Para saber mais informações e realizar inscrição, entre em contato com: (85) 98186-4552. 

Sobre a FAZ

Em Fortaleza, além do trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias, a FAZ, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas, busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição.